data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Divulgação
A Páscoa de três famílias que viviam às margens da BR-287, em Santa Maria, será em um novo endereço neste ano. Nesta quarta-feira, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) concluiu a entrega das chaves dos novos imóveis para três famílias, de um total de 20, que serão realocadas para continuidade das obras da Travessia Urbana.
Os novos lares dessas famílias ficam nos bairros Tancredo Neves, Vila Oliveira e Medianeira. Nesta fase, saíram duas famílias da Urlândia e uma do entorno do viaduto da Santa Marta. A partir do dia 10 de abril, mais famílias deverão receber as chaves dos imóveis. Para assegurar o andamento dos processos mesmo com as restrições impostas pela pandemia Covid-19, o Dnit afirma que segue os protocolos sanitários previstos para as etapas de habilitação de documentos e vistorias dos imóveis indicados.
Quem é o Grupo Equatorial, que venceu leilão da CEEE-D
Os imóveis foram adquiridos pelo Dnit, por meio da modalidade compra assistida, firmada em conjunto com a 26ª Vara da Justiça Federal de Porto Alegre, em audiências de conciliação realizadas no final de novembro de 2020. Cada família indicou um imóvel, seguindo as diretrizes acordadas em audiência. Além da regularização de documentos, a nova moradia assegura melhores condições do que as casas onde cada família residia anteriormente, com menos riscos, com um endereço formal e possibilidade de melhor qualidade de vida.
A TRAVESSIA URBANA
A obra consiste na duplicação e restauração do trecho urbano das BR-158 e BR-287, no trecho localizado entre o trevo do Castelinho e a ponte sobre o Arroio Taquara. A Travessia Urbana de Santa Maria modernizará as rodovias federais que passam pelo município, que é reconhecido como um importante entroncamento rodoviário do sul do país devido ao seu posicionamento geográfico. Atualmente, a obra está com 88% de execução.